Foto: Eduardo Ramos (Diário)
Os novos redutores de velocidade, nos dois sentidos da Avenida João Luiz Pozzobon, no Bairro Km 3, começaram a funcionar nesta segunda-feira (22). Os quatro equipamentos, dois em cada lado do trecho, mostram a velocidade do motorista, por meio do display, mas não altera o limite da velocidade, que permanece em 50 km/h. Em entrevista ao Bom Dia, Cidade!, da CDN, o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, relata que a mudança tem o objetivo de reduzir danos, caso ocorra algum acidente.
O secretário explica, também, que os controladores de velocidade, até então utilizados, foram removidos da avenida. Ao todo na cidade, são 32 faixas fiscalizadas, com o acompanhamento sistemático do desempenho dos equipamentos.
Fiscalização
Ponsi afirma que historicamente, na cidade, a maior causa de óbitos é por atropelamento, assim, as mortes estão ligadas com o excesso de velocidade. Pela avenida ter algumas especificidades, os novos redutores estão sendo testados para diminuir o número de multas, ou seja, controlar a velocidade dos motoristas.
– Nos outros equipamentos, os condutores conseguiram fazer uma curva ascendente de redução da velocidade. Ali, nós não tivemos essa mesma curva. Por isso, pensamos em fazer uma modernização desse equipamento. Na João Luiz Pozzobon, é a única avenida que tem uma ligação direta com a rodovia, as outras têm rotatória ou cruzamento semaforizado.
Conforme o secretário, todos os controladores de velocidade têm faixas de infração, de 20%, de 20% a 50% e acima de 50% do excesso da velocidade estipulada pela via. As pontuações da multa variam de quatro, cinco e sete pontos.
Além disso, os equipamentos não tiveram custos para o município, porque eles fizeram alteração para uma nova tecnologia de fiscalização da velocidade no trecho.